Desde a entrada da residência de Maria Eunice Pereira e Pina, na Rua Direita nº 39 – Centro Histórico, já se pode visualizar parte do acervo. São inúmeros cartazes dispostos nas portas de vidro, assim como banner das Cavalhadas, manequim vestido de mascarado e dois cavaleiros em tamanho natural montados junto à entrada, obra da artista plástica Natália de Siqueira.

Na sala de entrada o visitante é recebido e assina o livro de visitantes e começa a perceber a dimensão das Cavalhadas para a cidade de Pirenópolis, observando as indumentárias que os cavaleiros usaram ao longo de várias décadas diferentes. Algumas máscaras artísticas, referência aos selos alusivos às Cavalhadinhas do Centro, cartazes e fotos.

Na sala seguinte uma montagem com os adereços que cobrem os cavalos, produções de artistas locais referentes às Cavalhadas. Fotografias de anos diferentes de cavaleiros e de outras manifestações como Pastorinhas. Diversos objetos de cavaleiros, placas de homenagens recebidas por Luiz Armando e João Luiz, filhos de Maria Eunice e cavaleiros por mais de 25 anos.

Alguns objetos específicos estão dispostos em armários de vidro, mas a maioria se encontra ao longo da sala.

A terceira sala do Museu das Cavalhadas é destinada à pesquisa, contando com parte das referências bibliográficas e também do acervo organizado.

A quarta sala foi aberta após o falecimento de Maria Eunice e é destinada a homenagear a poetisa e fundadora do Museu das Cavalhadas, com objetos, fotos, exemplar do livro “Devaneios de uma pirenopolina” e edições do Jornal Nova Era.