As fotografias estão catalogadas no Acervo Iconográfico, com mais de 800 imagens disposta em 06 caixas, tendo por temáticas a Festa do Divino e Cavalhadas, com mais de 250 imagens, em duas caixas em que estão armazenados os selos comemorativos das Cavalhadas (1977). Depois as Cavalhadinhas da Vila Matutina e os selos comemorativos da Cavalhadinha (2008), em uma caixa com uma centena de fotografias. Na quarta caixa a temática é Museu e são mais de 150 imagens fotográficas diversas. A caixa seguinte com quase 200 fotografias sobre Pirenópolis e a última caixa catalogada como “diversas” com quase uma centena de fotografias diversas.
As fotografias que constituem o acervo catalogado são de diversos fotógrafos e de anos variados, o que possibilita compreensões diversas sobre a Festa do Divino e das Cavalhadas ao longo do tempo, com destaque para participantes, vestimentas, características do campo das Cavalhadas, dos camarotes, do envolvimento e dinâmica festiva.
Há significativo registro de imagens sobre a cidade de Pirenópolis, também abarcando tempo diverso, quando é possível perceber alterações, influências e preservação das edificações ao longo das décadas.
Mas em visita ao Museu das Cavalhadas é possível ver centenas de outras imagens fotográficas espalhadas pelas salas e compondo as exposições.
Na organização do acervo os desenhos, pinturas, cartazes da Festa e folders ilustrativos da Festa do Divino estão em categorias diferentes, mas juntos representam um rico acervo sobre as imagens festivas da Festa do Divino e das Cavalhadas por período superior a meio século.